LOJA NELSPORTS

LOJA NELSPORTS
ESPORTES

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

BOLAS DE SQUASH

Bolas de Squash

As bolas são tão importantes e o mercado é tão grande que existem atualmente contratos exorbitantes com atletas internacionais para usarem e defenderem a qualidade das bolas. Imagine só cada bola de borracha a uma média de 20 reais, a multiplicar pelos milhões de praticantes frequentes que rebentam em média uma bola por semana..



A oferta é muita, variando os preços entre os R$20,00 a R$27,00. A Dunlop domina este mercado há anos, apesar de outras marcas (Oliver ou Unsquashable) apresentarem uma qualidade quase idêntica.



Composição

As bolas de Squash são feitas de duas peças de um composto de borracha altamente resistente e vulcanizadas a quente, sendo injetadas com ar comprimido. Tal como todas as bolas que utilizam o ar comprimido para definir o seu ressalto ( tennis, basquetball, etc ) as bolas perdem a pressão com uso e com o tempo. Porém, todos sabemos por experiência, que elas "furam" muito antes de perderem a pressão.

Ao fim de um jogo as bolas podem perder a rugosidade inicial característica, e isto sim, afeta o ressalto da bola, pelo que em competição ela deve ser trocada. 


Caracteristicas:

Á medida que a temperatura da bola aumenta, aumenta também o seu ressalto. A temperatura aumenta devido ao impacto repetitivo e á força da pressão imposta á bola. Quando mais forte se bater na bola mais ela saltará. 


As bolas de squash estão divididas em cinco grupos, e cada um adapta-se a um determinado nível de jogo e a outras variáveis ( temperatura ambiente e qualidade do piso ). Para obter a melhor performance deve-se escolher a bola adequada ás condições e ao seu nível de jogo.

Marcas:

A Dunlop,  Oliver e Unsquashablesão as principais marcas de bolas.

Segundo a WSF ( World Squash Federation ), cerca de 90 % das bolas vendidas são da marca Dunlop, sendo também essa a marca preferida dos principais jogadores e organizadores dos torneios de Squash Profissional. 

Muitas outras marcas oferecem bolas a preços mais acessíveis mas geralmente de pior qualidade. 

Tipos de bolas de Squash

Para todas as Marcas existe um Standard quanto ao seu género:

Dois Pingos Amarelo: para jogadores experientes / locais quentes / pouco ressalto

Um Pingo Amarelo: para jogadores experientes / locais quentes / pouco ressalto

Pingo Branca: para jogadores de nível médios / locais menos quentes / ressalto médio

Pingo Vermelha: para jogadores amadores e ocasionais / locais mais frios / muito ressalto

Pingo Azul: para jogadores iniciados e crianças / locais muito frios / máximo ressalto

Recomendações para iniciantes:


Dependendo da sua experiência comece com bolas de pinta Azul e á medida que vai melhorando o seu jogo altere de cor até se sentir confortável com as bolas de pinta amarela. Se é iniciante não adianta começar a jogar com bolas de pinta amarela, pois provavelmente não vai chegar a aquecer a bola o suficiente para ganhar algum resultado. Só o irá fazer sentir frustrado por não chegar a tempo as bolas. 

Recomendações para os jogadores de nível mais avançado:


Utilize as bolas Dunlop Pro XX, ou utilize as bolas de pinta amarela de marcas reconhecidas como a Oliver,  Unsquashable e Victor. 

Não utilize bolas sem marca ou desconhecidas pois o resultado é inconstante e não resistem á pressão. 

Nota: as bolas de dupla pinta amarela são utilizadas por mais de 80% dos jogadores de Squash do mundo.

http://www.nelsports.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário