LOJA NELSPORTS

LOJA NELSPORTS
ESPORTES

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

MEIAS E CANELEIRAS DE COMPRESSÃO MELHORAM A PERFORMACE

Meias e Caneleiras de compressão melhoram a performance?


Recentemente, conversamos com o doutor Kasuo Miyake sobre varizes e corrida. Uma de suas recomendações para quem tem o problema e quer correr é usar meias de compressão. Mas essas meias também são usadas por quem não tem varizes para melhorar a performance nas provas, especialmente em longas distâncias. Realmente funciona ou é um mito?

Nós aqui do blog tínhamos muuuuitas perguntas e aproveitamos a oportunidade para tirar nossas dúvidas. Será que alguma delas é a sua? Veja as respostas do médico!


https://www.nelsports.com.br/categoria/meias-------.html

Para que servem as meias de compressão? Existe alguma contra-indicação?
As meias de compressão servem, principalmente, para ajudar no retorno do sangue e da linfa. É contra-indicada em casos de insuficiência arterial e quando o produto é de baixa qualidade. Nessa situação, muito comum infelizmente, a meia de compressão piora o retorno venoso e linfático.

As meias de compressão melhoram apenas a circulação nas pernas ou no corpo como um todo?
Apenas o retorno do sangue e da linfa nas pernas. A parte mais importante para comprimir é do joelho para baixo.


Para os corredores, em especial, quais são as vantagens e desvantagens dessas meias?
As vantagens são: diminuição do inchaço durante a corrida; diminuição do desgaste energético e pré-inchaço antes de uma prova (quando se leva muito tempo no trajeto até a prova ou esperando em pé para a largada); diminuição da vibração muscular no impacto, prevenindo fraturas de estresse e tendinites (nesse caso, caneleiras de alta qualidade podem funcionar); e melhora da circulação no pós-treino (a grande maioria das pessoas vai treinar e depois fica horas com as pernas para baixo, trabalhando). Fora o preço, as desvantagens, na minha opinião, só ocorrem quando o produto é ineficiente. São elas: garrote; compressão invertida; dor e/ou inchaço nas pernas; e baixa durabilidade do produto, com perda da compressão em poucas lavadas.

https://www.nelsports.com.br/meia-mizuno-compression-biogear-laranja


Por que nem todos os atletas usam essas meias?
Apesar de raro, alguns atletas têm pernas absolutamente perfeitas, com retorno venoso e linfático eficientíssimo, sem nenhum segmento de refluxo nas safenas. Em outros casos, há vínculo com patrocinadores ou o investimento em produtos de qualidade representa um custo elevado. Além disso, muitas vezes falta conhecimento das vantagens do produto.

Algumas pessoas afirmam que as meias de compressão são indicadas apenas para distâncias acima de 10k. Isso é verdade?
É correto dizer que, para distâncias acima de 10k, existe maior tendência ao inchaço e, por isso, as meias estão mais indicadas. Mas pode-se treinar distâncias curtas ou pedalar e sentir benefícios com as meias de compressão, principalmente em pessoas com tendência ao inchaço (por exemplo, com refluxo nas safenas).



Posso usar as meias também em treinos, quando se faz um ritmo mais leve? E em caminhadas?
Pode usar sempre. Eu uso todos os dias para trabalhar, para pedalar (1 hora) e para jogar Squash (2 horas).

O que é melhor fazer quando corremos em dias de calor: usar ou não usar as meias para não esquentar?




A meia de compressão de alta qualidade é feita de fios especiais, como os tecidos inteligentes em camisetas de corrida. Tais fios, além de ter alta “respirabilidade”, comprimem de forma correta e não permitem o inchaço. O inchaço causa peso nas pernas, diminui a performance e piora a sensação de calor. Portanto, em dias de calor, a meia (eficiente) está ainda mais indicada.

Devo tirar as meias logo após a corrida ou esperar o corpo “esfriar”? Por quanto tempo mais devo ficar com as meias após a prova?
Pode ficar até tomar o banho. Ajuda muito na recuperação. Depois do banho, você pode colocar outras meias de compressão se for trabalhar.

Se eu sentir dores ou inchaço nas pernas após a corrida, posso usar as meias de compressão em repouso para aliviar esses sintomas?
Sim. Nesse caso, o ideal é consultar um cirurgião vascular para fazer uma análise do bombeamento das panturrilhas e uma ultrassonografia das safenas.

Como escolher a meia certa para mim? Há diferença em relação ao comprimento e formato das pernas?
A meia correta tem o seu formato. É difícil avaliar, pois a maioria mede apenas os pés. Verifique se todas as suas medidas estão dentro do padrão das meias, mas o mais importante é sentir conforto ao usá-las — não sentir aquecimento das pernas, nem observar enrolamento ou marca de garrote abaixo dos joelhos. Isso indica que a meia está apertada no final, má qualidade do produto e/ou que a meia está comprida demais para você. A meia deve apertar mais nos tornozelos do que perto dos joelhos.

Quanto tempo dura uma meia de compressão?
Uma boa meia pode durar anos. Para conservar o produto por mais tempo, lave sempre em água fria ou morna, com sabão neutro, e não torça nem seque no sol ou com máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário